top of page

Você tem controle da sua vida financeira?



Vou fazer 3 perguntas e você tem 1 minuto pra me responder:


  1. Você sabe exatamente quanto entrou e quanto saiu de dinheiro no último mês?

  2. Sabe me dizer quanto tem de valores comprometidos em compras parceladas, financiamentos e dívidas para os próximos 12 meses?

  3. Enfim, você sabe de quanto precisa por mês para viver?


E aí? Você tinha fácil acesso a essas informações em algum aplicativo, planilha ou caderno? Ou riu de nervoso aí do outro lado por não ter as respostas?


Se você é do time que conseguiu responder, parabéns! Você já conhece os benefícios de ter o controle da sua vida financeira e com isso consegue fazer planos, investir e se planejar para seu futuro! Agora, se você não conseguiu responder às perguntas acima, sugiro que comece urgente a olhar com mais atenção para suas finanças. Tranquilidade e prosperidade financeira dependem mais de conhecimento e controle das suas finanças do que de quanto você ganha efetivamente por mês.


E qual a melhor forma de enxergar todo esse cenário e ter fácil acesso à sua vida financeira? Através de um orçamento anual. É lá que você terá todas as expectativas e valores efetivos de entradas e despesas de todo o ano, conseguirá enxergar o que foi gasto (planejado ou não) e conseguirá reagir para manter sua saúde financeira.


Se você ainda não tem um orçamento anual, está perdendo uma grande oportunidade de ter dados preciosos que te ajudarão nas tomadas de decisões financeiras e a manter seu controle em dia. Você pode tê-lo numa planilha ou papel. Vamos criar um?


Passo a passo para criar seu orçamento anual:


1. Em uma coluna, mapeie todas as suas receitas (salários, pró-labore, aluguéis, 13º, férias, participação de lucros, rendas extras, …). Não se preocupe, caso aconteça de esquecer alguma fonte de renda, na ocasião em que receber, inclua a linha e nomeie. Pode até deixar um espaço para inclusões:


Ex.:

Receita 1 - salário

Receita 2 - renda de aluguel

Receita 3 - 13º

Receita 4 - Férias Receita 5 - PL Receita 6

Receita 7


2. Abaixo das receitas, insira todas as suas despesas, de preferência por categorias.


Ex.:

Moradia

Aluguel/financiamento

Condomínio

IPTU

Energia

Água

Gás

Manutenção

Limpeza

Lavanderia


Educação

Escola dos filhos

Cursos idiomas filhos

Cursos especialização

Cursos curta duração


Saúde

Plano de saúde

Médico

Dentista

Exames laboratoriais

Medicamentos


Alimentação

Supermercado

Padaria

Sacolão

Restaurantes


Veículos e transporte

Financiamento

Seguro

IPVA

Licenciamento

Combustível

Táxi/ônibus/trem/metrô

Manutenção

Multas


Despesas pessoais

Roupas e calçados

Cabeleireiro

Salão

Academia


Extras

Livros

Presentes


Os passos 1 e 2 formam a primeira coluna da sua planilha (que poderá ser feita no computador ou papel).


3. Faça 24 colunas na sequência desta primeira. Duas para cada mês, sendo uma para planejamento e outra para realizado.


Ex:

JANEIRO

PLANEJADO / REALIZADO


4. Preencha todo seu planejamento de receitas e despesas do ano. Algumas dicas:

- Tome como base os valores das despesas atuais para as despesas com valores fixos;

- Para as despesas que variam conforme o mês, como luz e água, você pode fazer a média dos 3 últimos meses e acrescentar uma margem de segurança. Sempre estime para mais;

- Não existe uma categoria de despesa chamada cartão de crédito, ok? Essa é uma forma de pagamento. Você deve detalhar as despesas da fatura em suas respectivas categorias;

- Compras feitas no cartão de crédito devem ter seus vencimentos no mês de pagamento da fatura e não quando ocorreram;

- Você deve preencher os valores parcelados em todos os meses em que ocorrerem os débitos. (Exemplo: compra parcelada em 3 vezes - Março, Abril e Maio);

- Fique atento aos meses em que haverá despesas esporádicas como seguro, IPVA, IPTU, matrícula escolar, compra de material, uniforme, datas comemorativas (dia das crianças, dia das mães, dia dos pais, aniversários). Um bom planejamento permitirá que você não se descontrole nessas datas.


5. No ato do recebimento da receita ou despesa, preencha o campo “realizado” com o valor real. Dessa forma, você conseguirá comparar se aquela despesa estava planejada ou não e se o valor estava dentro do planejado.


Parece difícil? É mais fácil do que imagina e os benefícios são incalculáveis. Agende um horário com você essa semana e crie seu orçamento anual! Você vai ficar surpreso com a clareza que ele te trará. Não se assuste se aparecerem despesas que desconhecia ou nem lembrava. Faz parte do processo da tomada de controle. Seja transparente e realista nesse processo. Tenho certeza de que essa ferramenta o ajudará a transformar sua vida financeira.


Caso tenha interesse, preencha o campo de contato solicitando a planilha de orçamento anual que envio para você!



16 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page