top of page

5 dicas para uma vida financeira mais tranquila

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Dicas para ajudá-lo a diminuir despesas, gastar com mais qualidade e aumentar sua capacidade de poupança.



Fim de ano chegando e já começamos a refletir sobre o ano que passou e a definir nossas metas para o próximo ano. Que tal incluir como um dos grandes objetivos ter um ano mais tranquilo financeiramente começando a olhar com mais cuidado para essa parte tão importante das nossas vidas?


Só quem se vira nos 30 para conseguir manter as despesas dentro do que ganha ou luta para sair das dívidas, sabe o quanto é desgastante não ter paz financeira. É nisso que quero te ajudar: a ter mais organização, planejamento e a não contar com a sorte de fechar no negativo ou no zero a zero no fim do mês.


Uma boa organização ajuda você a enxergar sua real situação financeira, a tomar decisões para ter as finanças mais equilibradas e a fazer planejamentos de quitação de dívidas, de poupança para investimentos, objetivos específicos, aposentadoria e muito mais.


Mas como começar essa organização? Vou listar 5 dias para ajudar você a iniciar seu plano hoje mesmo!


1. Conheça sua realidade financeira


Primeiro, liste num papel ou planilha todas as suas receitas: salário, pró-labore, comissões, aluguéis, rendas extras... Acredite, tem muita gente que não sabe o quanto ganha. Especialmente nos casos de profissionais liberais e empresários. Na sequência, liste todas as suas despesas, todas mesmo! Vale a pena no primeiro mês, anotar no celular ou num bloquinho, qualquer despesa que tiver no dia, do cafezinho ao pagamento do financiamento imobiliário. Concentrar a forma de pagamento num só banco utilizando o débito ajuda nessa parte. Basta acessar seu extrato no fim do dia e anotar todas as despesas que teve e as contas que pagou.


2. Analise o resultado

Como fechou seu mês? Positivo ou negativo? Se fechou no positivo, ótimo. Mas não pare de ler por aqui porque tem dica boa para você logo à frente. Se fechou no negativo, não se desespere! O importante é traçar um plano para equilibrar as contas o quanto antes. Estando no vermelho, a renda do próximo mês deverá suprir as despesas do mês mais o desfalque do mês anterior. Por isso, temos que agir rápido. Busque fazer renda extra! Tem alguma coisa sem uso em casa que possa vender, se oferecer para dar aulas particulares para alguém ou fazer uns quitutes para vender na escola ou trabalho? São muitas as possibilidades. Quanto mais rápido agir, menor as chances de se atolar em dívidas.


3. Analise seus gastos


Dê uma olhada em cada uma das suas despesas. Há alguma que pode ser reduzida, suspensa temporariamente ou até mesmo eliminada? Sabe aquele plano de celular que não é revisado há anos, aquele plano de assinatura que não usa, aqueles excessos que podem ser reavaliados? Foco neles! Faça uma análise levando em consideração o que é necessário e importante para você e o que pode ser ajustado. Lembre-se de seus objetivos e se pergunte: essa despesa da forma que está vai me ajudar a chegar lá? Alinhe seu padrão de vida a seus planos de vida. Mas lembre-se: não seja muito restritivo, e se precisar ser, que seja por um tempo curto. Se ficar difícil demais, rapidamente você vai desistir.


4. O saldo está positivo? Vamos aos próximos passos!


Mesmo que você tenha saldo positivo todos os meses, vale a pena avaliar cada despesa conforme orientado no passo anterior. Essa análise vai ajudá-lo a ter mais consciência das suas despesas, gastar com mais qualidade e evitar desperdícios. Não despreze os pequenos gastos. Você pode se surpreender com o valor da soma deles durante um ano.

Você já tem sua reserva de emergência formada? Caso não tenha, priorize formar a sua. É importante que seja equivalente a, no mínimo, 3 meses das suas despesas mensais. Reserva criada? Aposte em conhecer novos investimentos e buscar a realização dos seus objetivos e liberdade financeira.


5. Crie seu orçamento anual


Com o orçamento anual, você tem visão completa de todas as receitas e despesas do ano. Assim, consegue se programar para os meses mais “puxados”. Clique aqui para aprender a montar seu orçamento.


Simples, não é? Além de ser um trabalho de organização, esses passos te levarão a uma maior consciência e controle financeiro. A nova consciência te levará a novos hábitos de consumo e estará no caminho certo para experimentar uma vida financeira mais próspera e tranquila.


Comments


bottom of page